Animais podem morar em apartamento




Barulho, festas com som alto, vagas de garagem… Os conflitos entre vizinhos de condomínio ocorrem pelas mais diversas causas e um dos motivos mais frequentes dessas brigas é a presença de animais em apartamentos. Mas, sim, é possível ter animais de estimação nos apartamentos e viver em paz com a vizinhança. Segundo o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (SECOVI-PR) há uma legislação que permite animais em apartamento, desde que não causem transtornos ao sossego, saúde e à segurança dos demais moradores. 

animais-em-apartamento

De acordo com o Código Civil, o morador tem o direito de manter um animal de estimação no apartamento. Porém, se descumprir as regras pode gerar multas e até a perda do direito à propriedade do animal. Algumas convenções e regimentos internos de condomínios proíbem a presença dos bichinhos, mas essa proibição não tem amparo judicial, já que está abaixo da lei. Nesses casos, prevalece a política da boa vizinhança, se o condomínio não permite cães e gatos nos apartamentos, o bom senso deve imperar sempre.

O principal cuidado com animais em apartamento é manter a carteira de vacinação e a saúde dos bichanos em dia e um atestado veterinário. Evitar que o cão transite nas áreas comuns para não tirar o sossego dos vizinhos por causa dos latidos e, claro, limpar os dejetos garante que ninguém reclame da presença do animal.

tela-de-protecao-para-janelas

Gatos em apartamento

Gatos em apartamento são uma boa opção de animal de estimação. Se você pretende ter um gato no apartamento é obrigatório colocar telas de proteção na janela, mesmo que more no primeiro andar. Isso evita que o gato caia por acidente ou vá parar no vizinho. Mas fique atento, além da tela na janela, para manter o bem-estar dos bichanos é preciso incentivar as atividades físicas e cuidar da alimentação.

gatos-em-apartamentoComo são mais independentes que ao cães, os gatos ficam bem se deixados sozinhos no apartamento, se adaptam com facilidade a espaços reduzidos e não precisam passear na rua para fazerem suas necessidades. Mas é imprescindível manter a caixinha de areia sempre limpa para evitar odores que possam desagradar o bicho e passar para a casa do vizinho.

Gatos são verdadeiros desbravadores, deixe espaços para que eles possam possam brincar no apartamento. Eles adoram subir em móveis, janelas e claro, afiar as unhas, por isso é bom sempre ter um arranhador para que eles não estraguem o mobiliário e a pintura das portas.

Cachorros em apartamento

Cachorros-em-apartamento.

Quando pensar em ter um cachorro no apartamento, tudo começa pela escolha da raça do cão, afinal é complicado ter um labrador num apartamento de 40m², concorda?

Alguns condomínios alegam que cães de grande porte causam transtornos por causa de seu tamanho. Quando se trata de cães em apartamentos, até pelo menor espaço e falta de quintal, o que prejudica o próprio bicho, o ideal é que a pessoa adquira um animal de médio a pequeno porte.

Após pensar no espaço físico, é preciso escolher um cão para apartamento que tenha pouca tendência a latir desnecessariamente e um nível de independência maior. Mantenha sempre um cantinho especial no apartamento para seu amigo deitar e descansar. Este local deve ficar o mais longe possível da área em que ele faz as necessidades.

O importante é cuidar bem dos bichos para que vizinho nenhum possa reclamar ou sequer achar ruim que você tenha animais no apartamento.